quarta-feira, 30 de abril de 2014

Menstruação - do asco ao afeto





Como grande parte das mulheres que conheço, sempre achei que a menstruação era um estorvo mensal e tinha, inclusive, certo nojo dela... Tanto que com alegria eu celebrava os mais de 12 meses que fiquei sem menstruar por conta do uso de anticoncepcional. 


Mas, depois de mais de 10 anos de uso, decidi parar de tomar a pílula, pois a ideia de bloquear o funcionamento de um sistema tão importante em minha vida, o reprodutor, começou a me incomodar... só que, com isso, o incômodo da menstruação voltou...


Nesse ínterim, em menos de 2 meses ouvi pelo menos 5 mulheres diferentes em contextos diversos elogiando um instrumento que diziam ser surpreendente e quase milagroso para lidar com a menstruação: o coletor menstrual. À primeira indicação, eu reagi com espanto e descrença, mas depois das seguintes resolvi experimentar.



De fato, é algo surpreendente e a transformação que o uso desse copinho de silicone me provocou é quase milagrosa. A relação que eu tinha com a menstruação passou bruscamente de algo aversivo para algo instigante. Percebi que o nojo que eu sentia na verdade era provocado pelo uso dos absorventes descartáveis... Pude sentir de maneira totalmente diferente a textura, o cheiro e a cor do sangue que sai do meu corpo e, pode parecer loucura, mas ao invés de asco, agora me dá é vontade de observá-lo e tocá-lo! E os benefícios vão além da leveza com que passei a tratar meu próprio corpo. O conforto durante o uso é um deles: jogar capoeira, correr, dormir sem aquele abafamento dos absorventes externos e sem o receio de possíveis danos que podem provocar os internos... Confesso que nos primeiros meses tive alguma dificuldade para os momentos de tirar e recolocar o coletor e ainda sinto que às vezes sou um pouco desajeitada, mas é até divertida a tentativa de aprimorar técnicas para isso e nunca tive nenhuma reação desagradável como ficar irritando a área genital ou deixar vazar. Mas de qualquer forma, no primeiro dia do primeiro mês usei também um absorvente externo de pano para me sentir mais segura, logo no segundo dia já vi que era desnecessário. 


Mas o maior benefício mesmo que enxerguei até hoje tem sido o de me sentir dando mais alguns passos rumo autonomia e autoconhecimento. Quebrei o tabu da menstruação e comecei a perceber como as fases do meu ciclo influenciam na minha vida. Sinto agora vontade de começar a entender mais os sinais que meu sangue dão sobre minha saúde, observando sua quantidade, a presença ou não de coágulos, enfim... ainda há uma trilha longa pela frente, minha relação de amor comigo mesma está só começando! ;)



Eis então que vos faço dois convites. Para as mulheres, que experimentem os copinhos coletores menstruais e compartilhem dicas, dúvidas ou receios sobre o uso para aprendermos juntas! E, para tod@s nós, inclusive para os caras, que estejamos junt@s na quebra desses tabus que nos circulam, ultrapassemos o nojinho que nos ensinam a ter e busquemos conhecer melhor os corpos com que nos relacionamos. Topam? 



Avante! \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário